Um cochilo na praia que demora demais, um piquenique nas montanhas com amigos – tantos momentos relaxantes podem resultar em insolação, o que não deve estragar suas férias.

Tomar sol demais

 

Insolação não tem nada a ver com queimadura solar, que é causada por radiação UV.  “Insolação é resultado da exposição prolongada ao Sol ou a altas temperaturas. As crianças e os idosos são particularmente vulneráveis a ela”, explica o farmacêutico François Roux. Apesar dos nossos corpos necessitarem de vitamina D, eles não apreciam sofrer os abusos do extremo calor. “Insolação causa desidratação, uma queda na pressão sanguínea e hipotermia, isto é, um aumento na temperatura corporal. Sob ataque, o corpo luta para regular sua temperatura interna. Então, os órgãos emitem sinais de alerta, que com frequência são tontura, dor de cabeça, desidratação das membranas mucosas e da pele, e uma sensação de calor no rosto. Isso pode até se estender para uma rigidez no pescoço, um aumento de batimentos cardíacos e náusea.

soigner insolation Boironmask

O principal objetivo é se proteger

 

Para evitar, é só seguir algumas regras simples. “Primeiramente, beba água regularmente e fique na sombra, ou pelo menos fique fora do alcance do sol quando estiver mais quente. Desde o aquecimento global, há alguns anos, foram feitos muitos trabalhos com ações preventivas com os idosos, mas você realmente precisa ter muito cuidado com as crianças pequenas”, explica o farmacêutico.  Considere equipar a família toda com chapéus, bonés ou lenços de cabeça (e não esqueça óculos de sol) antes de se estender na areia. E se você quiser organizar um jogo de vôlei de praia, não faça isso entre 12h00 e 16h00, quando o Sol é mais forte.

Resfrie-se

 

Se por acaso, apesar de nossos conselhos sensatos, você sofrer uma insolação, é melhor agir rapidamente. “Primeiramente, você deve se despir de forma a estar o menos coberto possível. Depois você deve se esfriar e gradualmente se reidratar bebendo água. Você também pode aplicar compressas frias sobre a testa e pescoço, como os jogadores de tênis. Isso diminuirá sua temperatura corporal”, recomenda o farmacêutico.

 

Tratamento homeopático 

 

A homeopatia também pode aliviar os efeitos da insolação, especialmente a febre.

Você deve procurar um médico, se a febre estiver alta

A homeopatia age de forma individualizada e direcionada, com medicamentos customizados, dependendo se as sensações de calor são internas ou externas, como rosto avermelhado, pele vermelha, dor de cabeça (frequentemente latejante) e diarreia, em geral à noite. Cuidado com a hidratação dos mais vulneráveis (crianças, idosos, mulheres grávidas). “Finalmente, se a insolação enfraquece você a ponto de provocar tontura, enjoo ou cansaço em geral, lembre-se : a homeopatia será muito útil no alívio desses males”.


O tratamento homeopático será customizado aos seus sintomas. “Esses são medicamentos seguros e confiáveis que podem levar à melhora rápida”.


Em caso de dúvida, não hesite em consultar um profissional da saúde. Seu farmacêutico deve ser seu primeiro contato. “Ele poderá reavaliar a situação e, se necessário, o tratamento”. Entretanto, se os sintomas forem muito graves, é melhor consultar um médico, para uma consulta de emergência”, aconselha François Roux.

 

 

bem estar

Compartilhe :

Facebook
Linkedin
test@tes.fr

LEIA TAMBÉM