O enjoo matinal não é algo que uma mulher grávida tenha de aturar fazendo contagem regressiva até o fim do seu primeiro trimestre. É possível aliviá-lo conheça às recomendações do Dr. Besnard-Charvet, ginecologista-obstetra.

 

 

Causa do enjoo matinal 

 

Para algumas mulheres, a alegria da gravidez pode ser prejudicada por um primeiro trimestre difícil. Desagradável, mas raramente perigoso, “esse problema hepático está ligado ao fígado, que às vezes tem dificuldade para assimilar hormônios” explica o Dr. Besnard-Charvet. “Algumas mulheres vão se sentir mais nauseadas porque têm uma sensibilidade digestiva maior”. Isso destrói claramente o mito de que o enjoo matinal é sinal de que você espera um menino.

Nausées de la grossesse Boironmask

Evite comidas ácidas, pare de fumar

 

Para evitar se sentir enjoada, você deve evitar alimentos ácidos que causam refluxo (limões, tomates, melões) e alimentos gordurosos em geral. “Ao invés disso, deveria escolher alimentos que sobrecarregam o estômago, como massa e pequenas quantidades de batatas”. Quanto ao que diz respeito a bebidas, há opiniões divergentes. Para alguns, café e chá ajudam a aliviar a sensação, enquanto outros preferem refrigerantes. “O único momento em que recomendo refrigerantes é para aliviar a náusea”, admite o Dr. Besnard-Charvet. O mais importante é beber água e vigiar seu peso. “Uma perda de peso de até 5% é aceitável. Entretanto, se houver desidratação, vômito e perda significativa de peso, você terá de ser hospitalizada”. E, finalmente, se você quiser evitar se preocupar com seu desconforto, tente se distrair trabalhando ou indo dar um passeio. E é melhor você parar de fumar, o que, sem nenhuma surpresa, piora os sintomas.

Uma prescrição sem efeitos colaterais

 

Alguns medicamentos antieméticos tradicionais (que evitam o vômito) podem ter efeitos colaterais. Esses medicamentos são reservados para náusea severa ou vômito em mulheres grávidas. A homeopatia é uma solução segura para a mãe e o feto. O tratamento é prescrito de acordo com os sintomas específicos, que podem variar de uma mulher para outra. Por exemplo, se você tiver sensibilidade hepática digestiva, um tratamento homeopático pode aliviar o enjoo matinal e a sensação de vazio gástrico.  

 

Para mulheres que se submeteram a tratamento de fertilidade ou que estejam grávidas de gêmeos, os medicamentos homeopáticos podem ajudar a reduzir os efeitos colaterais relacionados à hipersecreção de hormônios. A análise de dados mostrou “uma melhora no enjoo matinal em 75% das que seguiram esse tratamento”, diz o Dr. Besnard-Charvet.

 

 

A homeopatia também pode ajudar, se você constantemente tem a sensação de ter comido demais e somente vomitar alivia a sensação, ou se você é muito sensível aos odores.

Também é recomendado para mulheres cuja náusea é agravada pelo movimento.

 

Em todo caso, o Dr. Besnard-Charvet recomenda que você “não hesite em pedir aconselhamento ao seu médico ou farmacêutico sobre o tratamento mais adequado para você”.

 

 

Essa informação somente é fornecida como exemplo. Outras soluções são possíveis. Um professional da saúde deve ser consultado para encontrar a melhor forma, dosagem e quantidade do tratamento.

gravidez

Compartilhe :

Facebook
Linkedin
test@tes.fr

LEIA TAMBÉM