O QUE A HOMEOPATIA TRATA? É POSSÍVEL REALIZAR AUTOTRATAMENTO COM HOMEOPATIA? DESCUBRA NOSSAS PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS RELACIONADAS À HOMEOPATIA.

1.1. O que é homeopatia?

Para Boiron, se refere principalmente a medicamentos que são:

- registrada junto às autoridades de saúde e em conformidade com os padrões farmacêuticos de qualidade;
- prescrita e recomendada por profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos, etc.);
- usada por aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo.1-2

 

2.2. O que a homeopatia trata?

Os medicamentos homeopáticos são úteis na maioria das doenças comuns.

Eles fornecem aos profissionais de saúde alternativas específicas em muitas áreas: otorrino, ginecologia, pediatria, dermatologia, etc. Eles são usados por muitos médicos (clínicos e especialistas), dentistas e veterinários.

Além disso, os medicamentos homeopáticos são cada vez mais usados para ajudar os pacientes com câncer a aliviar os efeitos adversos de seus tratamentos ou doenças: isso é conhecido como cuidado de suporte.

3.3. O autotratamento com homeopatia é possível?

Existe mais de uma maneira de tratar a si mesmo com medicamentos homeopáticos. Em alguns casos, um médico especializado em terapia homeopática pode prescrever um tratamento adequado às suas próprias circunstâncias: manipulado com base em seus sintomas, mas também em seu histórico médico, sensibilidade, etc.

Em outros casos, é possível se automedicar mas com o aconselhamento do farmacêutico e/ou indicação prévia de seu médico, a homeopatia pode fornecer uma solução confiável e rápida, adequada à determinadas circunstâncias. Alguns medicamentos homeopáticos são destinados à medicação familiar, fáceis de usar e adaptados a doenças comuns.

Em caso de dúvida ou se os sintomas persistirem, consulte sempre um médico.

4.4. Em quais casos o médico usa medicamentos homeopáticos?

O médico pode prescrever medicamentos homeopáticos em uma situação "aguda", ou seja, para tratar uma condição que ocorre repentinamente e ocasionalmente. Nesse caso, o tratamento é prescrito por algumas horas ou alguns dias.

Também podem utilizá-los para certas doenças recorrentes, ou seja, que voltam com regularidade, como alergias, enxaquecas, reumatismo, herpes, etc. Nesse caso, o médico prescreve um tratamento por mais tempo, na tentativa de diminuir ou mesmo erradicar o número, a duração e a intensidade dos episódios.

Em todos os casos, o médico opta por um tratamento adequado ao paciente e à sua resposta específica à doença.

5.5. Os medicamentos homeopáticos são indicados para pacientes com câncer?

A homeopatia não trata o câncer. No entanto, além dos tratamentos convencionais, pode ser (entre outros métodos de tratamento) um recurso valioso para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Prescritos ou recomendados por um profissional de saúde, os medicamentos homeopáticos podem ajudar os pacientes a tolerar os efeitos colaterais da doença ou tratamentos (por exemplo, quimioterapia ou radioterapia). Isso é conhecido como cuidado de suporte em oncologia.

De acordo com um estudo realizado em 18 centros de tratamento franceses em 2010, 60% dos pacientes com câncer usam medicamentos complementares.

1 em cada 3 desses pacientes dizem usar medicamentos homeopáticos4.


  

6.6. Mulheres grávidas, crianças, idosos: a quem se destina a homeopatia?

Os medicamentos homeopáticos são para todos. Os médicos de família ou especialistas os integram em sua prática, pois são úteis em muitas áreas: clínica geral, pediatria, otorrinolaringologia, alergia, ginecologia, etc.

Os medicamentos homeopáticos podem, portanto, ser prescritos ou recomendados para adultos, crianças e idosos.

Mulheres grávidas também podem usar a homeopatia. No entanto, deve-se ter cuidado para cumprir a prescrição do médico e os cuidados de uso mencionados na embalagem ou bula.

7.7. Os animais podem ser tratados com homeopatia?

A homeopatia tem sido usada para tratar animais por mais de 150 anos:

Animais de estimação como cães, gatos ou novos animais domésticos;
animais de fazenda: vacas, cabras, ovelhas, porcos, aves, coelhos, etc.

Os veterinários são treinados em homeopatia e os criadores também perceberam a utilidade dessa terapia para o gado: não tóxica para os animais, não deixa resíduos no leite ou na carne. Organismos de certificação de agricultura orgânica recomendam o uso da homeopatia em suas especificações.

"1- B. Poitevin, Política e Prática da OMS, Integrando a homeopatia nos sistemas de saúde, 1999 http://www.who.int/bulletin/archives/77(2)160.pdf 2- Relatório Mundial de Saúde, Atlas Global da OMS de Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa, Volume do Mapa, 2005 3- Computação gráfica “O povo francês e a homeopatia” criada pelo IPSOS, estudo entre 2.000 indivíduos. Outubro de 2018 4- Rodrigues, Annals of oncology, vol 21,v 8, outubro de 2010. "

Compartilhe :

Facebook
Linkedin
test@tes.fr