É FREQUENTEMENTE DITO SOBRE A HOMEOPATIA ...

Ainda existem muitos conceitos errados sobre a homeopatia; estereótipos frequentemente resultantes da falta de conhecimento de sua natureza e função na prática médica.


Estes incluem: homeopatia significa medicina baseada em plantas; a homeopatia só é útil para crianças; a homeopatia leva muito tempo para agir; a homeopatia só é usada por médicos homeopatas. Vamos determinar o que é verdadeiro e o que é falso:

1.1.It is often said that “homeopathy means plant-based medicine”

VERDADEIRO E FALSO

A homeopatia é frequentemente confundida com a fitoterapia, que se baseia nas propriedades terapêuticas das plantas.

Além das plantas, a homeopatia utiliza substâncias de origem animal (veneno de cobra, abelha, tinta de lula, calcário de ostra, etc.) e de origem mineral ou química (grafite, enxofre, mercúrio).


Outra diferença importante na homeopatia é que a substância básica (vegetal, animal ou mineral) é diluída e dinamizada para ser usada em doses muito pequenas. Daí a expressão popular “dose homeopática” ...

2.75 / 5000 Resultados de tradução 2. Costuma-se dizer que "apenas médicos homeopatas podem prescrever homeopatia"

FALSO

Homeopatas são médicos que, após os estudos médicos, decidiram fazer uma formação específica em homeopatia.

Hoje, além desses especialistas em homeopatia, muitos médicos integram medicamentos homeopáticos em sua prática para tratar seus pacientes: Ginecologistas, Pediatras, Oncologistas, Cirurgiões, Dentistas, etc.

Os farmacêuticos também desempenham um papel importante na recomendação da homeopatia aos pacientes. 

3.3. Costuma-se dizer que "a homeopatia é o assunto da pesquisa clínica?"

VERDADEIRO

A homeopatia nasceu da pesquisa e ainda está profundamente enraizada na ciência.

 

A pesquisa na homeopatia é extremamente ativa em vários campos, como pesquisa fundamental e pesquisa clínica. No total, quase 6.000 artigos foram publicados em revistas científicas de prestígio e estão disponíveis no Pubmed1, o mecanismo de busca científico número um do mundo.

 

 

Quando se trata de pesquisa clínica, vários estudos foram conduzidos, alguns dos quais atendem aos mais altos padrões: ensaios clínicos randomizados e controlados por placebo. Esses estudos demonstraram os efeitos dos medicamentos homeopáticos em diferentes doenças. Por exemplo, um estudo realizado em 2019 em pacientes com asma mostrou que a homeopatia, além do tratamento convencional, ajuda a melhorar a capacidade respiratória dos pacientes2.

 

4.4. Costuma-se dizer que "a homeopatia leva muito tempo para agir"

VERDADEIRO E FALSO

Um dos benefícios da homeopatia é que ela pode ser prescrita em doenças agudas (que ocorrem repentinamente e ocasionalmente) e crônicas (que se repetem regularmente).


Em doenças agudas, o médico prescreve o tratamento homeopático por um curto período de tempo (algumas horas ou dias) para garantir que os sintomas desapareçam rapidamente.   

Nas doenças crônicas, o médico prescreve o tratamento homeopático por um período mais longo (várias semanas) para reduzir a intensidade e a frequência dos episódios do paciente; é o caso, por exemplo, da febre do feno, sinusite crônica, eczema, herpes, etc. 

 

5.5. Costuma-se dizer que "homeopatia é medicamentosa"

VERDADEIRO

A prática homeopática consiste precisamente em selecionar um medicamento homeopático para tratar uma doença ou sintoma.

Além disso, a comercialização dos medicamentos da Boiron está sujeita a uma autorização emitida pelas autoridades de saúde. Esta condição é uma garantia de qualidade para que profissionais e pacientes recebam produtos confiáveis (controle farmacêutico, normas, certificação, etc.).

Como acontece com qualquer outro medicamento, os profissionais de saúde desempenham um papel de liderança na indicação eficaz dos medicamentos homeopáticos. Peça o conselho deles.  

6.6. Costuma-se dizer que na homeopatia, "a dose do medicamento é a mesma para um adulto ou uma criança"

VERDADEIRO

Na homeopatia, o medicamento prescrito pode variar dependendo do paciente, seu perfil, histórico médico, sintomas: portanto, dois pacientes que sofrem da mesma condição podem receber um tratamento diferente.


 No entanto, a quantidade a ser tomada, de microglóbulos e glóbulos, é a mesma independentemente do peso e da idade, seja o paciente adulto, criança ou animal (geralmente 5 glóbulos ou uma de dose única de microglóbulos de cada vez).

7.7. Costuma-se dizer que "glóbulos homeopáticos não devem ser tocados com os dedos desprotegidos"

FALSO

Tocar os glóbulos homeopáticos diretamente com os dedos não altera sua qualidade ou os efeitos esperados.

Porém, por razões de higiene (muitas doenças são transmitidas pelas mãos), é preferível usar o tubo e se possível tubo com contador de glóbulos para facilitar a ingestão destes sem ter que tocá-los. 

 

8.8. Costuma-se dizer que "hortelã e café são incompatíveis com a homeopatia"

FALSO

É aconselhável tomar os medicamentos homeopáticos com a boca limpa e vazia, se possível fora das refeições.


 Hortelã e café, quando não tomados simultaneamente com os medicamentos homeopáticos, não têm impacto na eficácia da prescrição.

1- PubMed 2- Qutubuddin M, Singh S, Nayak C et al. Eficácia da homeopatia individualizada na asma brônquica em adultos: ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, no contexto de tratamento usual. Avanços em Medicina Integrativa. 2019; 58-65

Compartilhe :

Facebook
Linkedin
test@tes.fr