apprentissage du pot Boiron

Como encorajar o bebê a usar o penico?

PediatriaEvoluindo a cada dia
Tempo de leitura: 3 min

O aprendizado do uso do banheiro acontece aos poucos. Ele exige das crianças várias habilidades e maturidade. Durante a fase do penico, é importante respeitar o ritmo de cada criança. Para ajudá-la sem pressioná-la, alguns conselhos...

Como encorajar o bebê a usar o penico Boiron Brasil

O controle do xixi e do cocô: um processo que exige várias habilidades

Aprender a controlar o xixi e o cocô é um processo longo. No recém-nascido, as conexões entre os neurônios necessários ainda não foram feitas. Ao nascer, os esfíncteres dele (os músculos que abrem e fecham a bexiga e o ânus) funcionam de forma automática. Conforme cresce, o desenvolvimento do sistema neuromuscular vai permitir que a criança perceba que eles existem e tente controlá-los. Os especialistas em primeira infância avaliam que as crianças estão prontas para controlar os esfíncteres quando conseguem subir uma escada em pé. O controle do xixi e do cocô também precisa de maturidade psicológica. A criança precisa ter consciência de quem ela é e entender seu corpo como um todo, ou seja, juntar mentalmente todas as partes do seu corpo, como se formasse um quebra-cabeça. Por fim, esse aprendizado exige também da criança uma maturidade intelectual e social para criar o hábito de usar um lugar específico: o penico, e depois mais tarde o vaso sanitário.

Por aqui os pais

Encontram nossos conselhos e criam o memorial das primeiras vezes dele

Vou começar!

Como saber se uma criança está pronta?

Quando a criança já sabe andar bem, subir escadas, agachar-se, correr ou escalar, o desenvolvimento neuromuscular dela é suficiente para que ela consiga se controlar. Mas ainda é preciso que ela mostre interesse em deixar as fraldas e que saiba dizer "xixi", "cocô" ou "penico". Para ajudá-la, os pais podem avisar o que está acontecendo: "Você está fazendo xixi, cocô na sua fralda". Aos poucos, ela vai aprender a identificar suas necessidades e terá as palavras para avisar o que está acontecendo. Algumas crianças também mostram que querem deixar as fraldas tentando tirar sozinhas a fralda. Outras não querem mais usar fraldas e pedem uma calcinha ou cueca "de gente grande".

Dicas para facilitar o aprendizado do penico

  • Evite começar este aprendizado se seu filho está passando por grandes mudanças: babá nova, mudança de casa, chegada de um irmãozinho ou irmãzinha...
  • Tente o penico só quando seu filho conseguir manter a fralda seca e limpa por pelo menos duas horas.
  • Acostume seu filho com as palavras "cocô, xixi, penico, banheiro".
  • No início, use um penico para que seu filho tenha os pés no chão e se sinta estável e seguro. Deixe o redutor de vaso sanitário para mais tarde.
  • Conte para ele que você também vai ao banheiro e convide-o a fazer igual.
  • Coloque o penico dele dentro ou perto do banheiro, incentivando-o a fazer como você.
  • No começo, convide seu filho a sentar no penico totalmente vestido, depois novamente, sem a fralda molhada.
  • Elogie seu filho cada vez que ele mostrar interesse pelo penico ou sentar nele.
  • Não deixe seu filho no penico por mais de 5 minutos: não adianta.
  • Evite dar brinquedo ou livro enquanto ele está no penico. Isso pode distraí-lo quando ele precisa prestar atenção na sensação de uma bexiga que precisa esvaziar ou do cocô que precisa sair.
  • Sugira que seu filho use o penico em horários fixos durante o dia para criar uma rotina: ao acordar, depois das refeições e do lanche, antes da soneca, de dormir e do banho.
  • Se você percebe que seu filho está pronto para deixar as fraldas, converse com a babá dele ou com a educadora da creche. Ela poderá ajudá-lo também neste aprendizado.
  • Vista seu filho com roupas fáceis de tirar. Quando é urgente, precisa ser rápido!
  • Leia histórias sobre o assunto para ele. Existem muitos livros infantis que falam sobre deixar as fraldas.
  • Depois que seu filho usar o penico por alguns dias, coloque nele uma calcinha ou cueca de algodão ou de treinamento.
  • Se acontecerem pequenos acidentes, não brigue com ele. Eles fazem parte do aprendizado. Ao invés disso, lembre das vezes em que ele pediu o penico a tempo e incentive-o.
  • Não esqueça que cada bebê tem seu próprio ritmo e que é preciso respeitá-lo. Não adianta forçar seu filho a usar o penico se ele não está pronto.

Fontes: