logo boiron
brulures-estomac

O que fazer com a azia?

Tempo de leitura: 5 min

A dor de estômago é desagradável, mas geralmente leve. Quando você deve consultar? O que são as...

A dor de estômago é desagradável, mas geralmente leve.

Quando você deve consultar? Quais são os tratamentos eficazes? Resposta com a médica Monique Quillard, clínica geral com especialização em homeopatia.

Então, de onde vem essa dor desagradável que surge sem aviso na boca do estômago após uma refeição? “Essa sensação pode estar ligada a várias patologias”, explica o Dr. Quillard. Pode ser uma inflamação do estômago, uma úlcera, mas na maioria dos casos é devido ao refluxo esofágico. "Na verdade, a famosa doença do refluxo gastroesofágico não é privilégio de bebês ou mulheres grávidas. Podemos sofrer com isso mais ou menos regularmente em todas as idades. A Sociedade Nacional Francesa de Gastroenterologia (SNFGE) estima que 10% da população sofre regularmente desta síndrome. Mas de onde vem essa vazante? “O estômago produz sucos gástricos de natureza ácida. Em teoria, esse fluido não deve voltar para o esôfago. Quando isso acontece, o seu organismos não está equipado para isso, daí aquela sensação de ardor ou acidez que por vezes sobe à boca. "

As origens do problema

Quando falamos sobre azia, a tendência é acreditar que alimentos ácidos (frutas cítricas e outros tomates) e alimentos picantes são a causa. “A menos que você coma muito, esses alimentos não são os responsáveis, pois o estômago já está ácido. No entanto, muito cuidado deve ser tomado com as gorduras, açúcares e aditivos alimentares encontrados em alimentos processados. Nossos corpos não são projetados para digeri-los e eles fazem com que o estômago excrete excessivamente. Também é melhor ter cuidado ao beber álcool, café e refrigerantes, os quais dilatam e aumentam a pressão estomacal. Também é possível que as queimaduras sejam desencadeadas pelo estresse, que atinge 68% das mulheres (Pesquisa realizada pela OpinionWay para a Fundação Ramsay Générale de Santé, 2017).

Uma nova higiene alimentar

Para prevenir essa inflamação, é importante mudar certos comportamentos, como não fumar, deitar ou praticar exercícios logo após uma refeição. Mas a maneira mais eficaz é comer melhor. “A digestão não começa no estômago, começa na boca. As enzimas que ajudam a digerir estão principalmente na saliva, então você precisa mastigar por muito tempo. Como resultado, os alimentos em contato com as enzimas digestivas já desencadeiam a digestão. Se você engolir inteiro, seu estômago terá que fazer o dobro do trabalho. Dr. Quillard também insiste em uma dieta rica em fibras, fornecida por frutas e vegetais. Quanto aos laticínios, "se eles têm a reputação de aliviar a dor, você não deve comer muito". A água também é o melhor aliado de uma alimentação saudável. "Você deve beber mais água entre as refeições, mas tome cuidado para não exagerar durante as refeições, pois aumenta o tamanho do estômago. "

Brûlures estomac Boiron

Trate dores ocasionais

Se você não se sentir bem de vez em quando, peça conselho ao seu farmacêutico. Seu primeiro instinto será, sem dúvida, o de oferecer antiácidos ou medicamentos gástricos, mas esses não devem ser utilizados em excesso. “Eles são eficazes, mas se a dor voltar, podem mascarar uma patologia mais grave. O Dr. Quillard prefere usar a homeopatia, que pode aliviar os ataques agudos e tem muitos benefícios. Esta terapia não tem toxicidade química, por isso é segura para pacientes, mesmo crianças e mulheres grávidas. Não há risco de dependência ou interação medicamentosa, por isso é ideal para pacientes que já estão em tratamento para doenças crônicas, como hipertensão. “Como de costume na homeopatia, o tratamento depende dos sintomas de cada paciente. O medicamento homeopático será diferente se o refluxo ocorrer quando a pessoa está deitada ou se tiver gosto azedo na boca durante o refluxo, mas a dosagem permanece a mesma: cinco glóbulos antes de cada refeição e um a cada 30 minutos durante uma crise. "

Dor frequente

Se a dor persistir por mais de três semanas, é hora de consultar um médico que pode recomendar outros exames. "Ele pode solicitar uma endoscopia para examinar a condição do estômago e do esôfago e detectar uma úlcera, por exemplo, que exigirá tratamento com antibióticos, uma vez que é causada por bactérias." Se esses exames não revelarem nenhuma patologia séria, um tratamento alternativo pode ser considerado, consultando-se um médico homeopata. “Depois de um questionamento detalhado, o médico prescreve o medicamento que corresponde à situação do paciente. Se, por exemplo, for uma pessoa bastante magra, estressada com histórico de pedras nos rins ou colesterol ou se for alguém que gosta de comida regrada, ele prescreverá um medicamento homeopático específico adaptado mas com a mesma dosagem: cinco glóbulos por dia durante um mês, depois uma dose de glóbulo por semana, todos associados à medicação para os sintomas mencionados acima. Após três meses de tratamento, vejo o paciente novamente e o reavaliamos. "Um tratamento fácil de seguir, bastando colocar o tubo em uma bolsa ou bolso.

Peça orientação ao seu médico ou farmacêutico, que poderão aconselhar sobre a medicação adequada.