Tratamento da amigdalite viral ou bacteriana
Quase 9 milhões de casos de amigdalite são diagnosticados todo ano na França*. Como lidar com essa inflamação das amigdalas que é tão dolorosa e que..
Quase 9 milhões de casos de amigdalite são diagnosticados todos os anos na França *.
Como você pode lidar com essa inflamação das amígdalas que é tão dolorosa que torna a deglutição um verdadeiro desafio?
Obtenha as respostas da farmacêutica Claire Cornelise.
Reconheça os sinais
O fundo de sua garganta está vermelho, arde e queima. A dor é intensa e vai até seus ouvidos. Deglutir é tão doloroso que quando você bebe água, parece que está engolindo vidro moído. Definitivamente, você está com amigdalite. Mas a questão é se é viral ou bacteriana. “Os sintomas são basicamente os mesmos, mas a amigdalite viral pode vir de repente durante a noite”, diz Claire Cornelise. E apesar de 50-90% dos casos de amigdalite terem origem viral*, o médico pode decidir fazer um teste diagnóstico rápido de amigdalite, para determinar sua origem e indicar o tratamento adequado. “O teste é executado esfregando o fundo da garganta com algum tipo de algodão. Se o resultado mostrar que a causa é bacteriana, frequentemente trata-se de Streptococcus. Isso acontece quando sua saúde está fraca ou seu corpo foi afetado pelas mudanças sazonais de temperatura”.
Aja rapidamente
Antibióticos são ineficazes no tratamento da amigdalite viral, mas há outros tratamentos, como a homeopatia, cujos medicamentos não têm nenhuma toxicidade química e não provocam efeitos colaterais. É importante perguntar ao seu médico. Além do mais, os medicamentos homeopáticos são adequados a todos, inclusive mulheres grávidas e bebês, que podem facilmente engolir os glóbulos diluídos em água, nas mamadeiras. “Na homeopatia, se agirmos logo que os primeiros sinais aparecem, podemos "estancar" a doença e evitar a superinfecção. Há medicamentos para aliviar a garganta inflamada, diminuir a temperatura, aliviar a dor que irradia para os ouvidos e até tratar úvulas vermelhas cobertas de pequenas manchas brancas. Se você sofre de amigdalite bacteriana, o médico vai recomendar tratamento com antibióticos. Você pode fazer o tratamento homeopático ao mesmo tempo – não há absolutamente nenhum risco de interação medicamentosa, pergunte ao seu médico. E até os antibióticos fazerem efeito, a homeopatia vai aliviando a febre e acelerando o processo de cura”, conclui Claire Cornelise.
Saiba como se proteger
É difícil ficar confinado em casa, para evitar contrair uma amigdalite ou passá-la adiante! E como a doença é transmitida por gotículas no ar ou contato físico, você deve adotar certas medidas de higiene, para evitar a contaminação. Isso inclui lavar as mãos com frequência e evitar contato físico com pessoas doentes. “Se você usar um spray de garganta, certifique-se de limpar bem a ponta do bico, para evitar contaminação”. Você também pode impulsionar suas defesas imunológicas com antecedência, quando os vírus começam a circular, no outono. “Os medicamentos homeopáticos podem ser tomados como tratamento preventivo. Eles impulsionarão suas defesas para combater todas as doenças virais que abundam no inverno, inclusive a amigdalite, mas também resfriados e dores de garganta”. Não hesite em pedir aconselhamento a um professional da saúde, sobre o medicamento mais apropriado.
* Números das seguradoras de saúde.