10 conselhos para uma boa rotina matinal Boiron Brasil

10 conselhos para uma boa rotina matinal

PediatriaVida em família
Tempo de leitura: 2 min

Com crianças pequenas, as manhãs podem ser estressantes. Você repete as instruções, acaba gritando... Nada avança, todo mundo se irrita e o dia começa com dificuldade. Uma solução para tornar as manhãs mais tranquilas? Uma rotina bem estabelecida!

Como começar o dia de forma eficiente e de bom humor?

Apesar de parecerem chatas, as rotinas são muito benéficas tanto para os pequenos quanto para os maiores. Elas dão segurança às crianças e desenvolvem sua autonomia (+ link para "Por que estabelecer rotinas?"). Alguns conselhos para a rotina da manhã que define o humor do dia....

  1. Prepare tudo com antecedência! Na véspera, escolha com seu filho as roupas dele, pensando nas atividades e no clima do dia seguinte. Dê a ele um pouco de liberdade na escolha: calça vermelha ou jeans? A escolha é dele. Prepare também a bolsa para a creche ou para a casa da babá, ou a mochila escolar.
  2. Prepare mais ainda, deixando a mesa do café da manhã arrumada: isso vai convidar todos a fazer esta refeição essencial para começar bem o dia.
  3. Coloque o despertador cedo o suficiente para ter tempo de se arrumar sem muita correria, antes de acordar seu filho.
  4. Se seu filho tem dificuldade para sair da cama, acorde-o um pouco mais cedo. Reserve um tempo para se dizer bom dia e fazer o abraço matinal.
  5. Repita sua rotina da mesma forma todos os dias. Por exemplo: acordamos, nos vestimos, tomamos café, escovamos os dentes, calçamos os sapatos e vamos embora. Conforme for crescendo, seu filho vai incorporar essas etapas e ficará mais independente. Lembre-se de elogiar seu filho cada vez que ele completar uma etapa.

Por aqui os pais

Encontram nossos conselhos e criam o memorial das primeiras vezes dele

Vou começar!
  1. Coloque um quadro com a rotina na cozinha para que seu filho possa ver as diferentes etapas e se orientar. Se você não tem um, existem muitos tutoriais na internet para fazer um junto com seu filho.
  2. Envolva seu filho oferecendo escolhas simples, como "Cereal ou torrada?", "Chapéu ou boné?"...
  3. Torne a preparação da manhã divertida, inventando pequenos desafios, tipo "Quem se veste primeiro!"
  4. Avise seu filho quando estiver quase na hora de sair. Você pode programar um alarme e avisar "Em 5 minutos, quando tocar, vamos embora!"
  5. Se você tem vários filhos, peça ao mais velho para ajudar o caçula a se vestir: ele vai se sentir valorizado no papel de irmão mais velho.

As rotinas facilitam o dia a dia, mas não são mágicas. Aceite que nos dias em que seu filho dormiu mal ou está cansado, as manhãs podem ser um pouco mais difíceis.

Fontes: